A diferença entre marketing inbound e outbound está nos métodos utilizados. O Inbound Marketing consiste em criar conteúdo relevante para desenvolver um vínculo com o público-alvo, enquanto Outbound é um método que envolve estratégias de anúncios pagos, e-mail marketing e outros.
Ao decidir entre os dois métodos, é essencial compreender como cada um deles funciona para desenvolver estratégias eficientes e bem alinhadas aos objetivos da empresa em alcançar o público-alvo.
O que é marketing Inbound?
O marketing Inbound é uma estratégia que foca na criação de conteúdo em vídeo, texto para blog, e-book e e-mail marketing para atrair clientes em potencial. Ao investir tempo na criação de conteúdo para as redes sociais e otimizar seu site para SEO, você pode posicionar a sua empresa e facilitar que ela seja encontrada pelo seu público-alvo.
A abordagem em questão, faz parte do processo de compra do cliente, desde o momento da descoberta até a decisão pela compra. Portanto, criar conteúdo valioso que atenda as necessidades da pessoa, aumenta as possibilidades de conversões.
O que é marketing Outbound?
O marketing Outbound é uma estratégia que envolve a busca ativa por novos clientes. Alguns dos principais exemplos do método, incluem anúncios em mídias sociais, rádio, programas de TV e mecanismos de busca, como Google e Bing.
Na internet, é incomum ver anúncios no YouTube, banners em sites, links patrocinados e promoções nas redes sociais. Diferente do Inbound marketing, que visa atrair o público-alvo por meio do conteúdo valioso, o Outbound marketing trata-se de se empenhar em buscar clientes novos de maneira ativa.
Inbound vs. Outbound: Qual a melhor estratégia?
Segundo uma pesquisa da Hubspot, o Inbound é uma alternativa menos custosa e mais lucrativa a longo prazo, sendo 62% mais barata que o Outbound Marketing. Ele também oferece um ROI de cerca de 275% e é um método mais inteligente, visto que atrai clientes a longo prazo.
A estratégia também é bastante assertiva, pois possibilita a mensuração de métricas e possui um maior tempo para extrair resultados. No entanto, se combinadas, ambas estratégias podem ter um impacto significativo.
Quando utilizar cada estratégia?
Ao escolher entre o marketing Inbound e Outbound, é necessário considerar alguns aspectos. Enquanto o Inbound Marketing tem como foco a criação de conteúdo qualificado com o intuito de despertar o interesse do público e convertê-los em clientes, o Outbound Marketing investe em meios tradicionais, utilizando anúncios online e físicos.
Ambos funcionam de maneiras diferentes, trazendo resultados a curto e longo prazo. Para escolher a melhor estratégia, é necessário considerar as necessidades e orçamento disponível da sua empresa. O Inbound Marketing é a melhor alternativa para empresas que não possuem fundos o suficiente para investir em tráfego pago.
Criando uma estratégia híbrida para melhores resultados
A criação de uma estratégia híbrida do marketing Inbound e Outbound para melhorar os resultados envolve o uso do Outbound Marketing para a divulgação da criação de conteúdo, além do dos demais produtos e serviços oferecidos pela empresa. Essa alternativa possibilita que os clientes em potencial inseridos em diversas etapas da jornada de compra, sejam devidamente alcançados.
Implementar os pontos fortes das duas estratégias é uma maneira de atingir um público mais amplo e acompanhar diferentes etapas da jornada de compra do cliente. Uma estratégia bem planejada pode facilmente maximizar o impacto dos esforços de marketing aplicados.
Outro ponto importante para planejar uma ótima estratégia, é estudar sobre a importância da consultoria de vendas para empresas. Esse processo pode ser realizado com a Receita Previsível, operação que atua na área da consultoria de vendas e responsável por desenvolver o método de prospecção B2B mais utilizado no mundo.
A diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing está nas estratégias utilizadas. O Inbound utiliza métodos da criação de conteúdo em mídias sociais (Instagram, Facebook e TikTok), blog e e-book.
Já o Outbound, por sua vez, envolve o investimento em anúncios em diferentes plataformas, bem como alternativas tradicionais, como programas de TV. Escolha a Receita Previsível para te auxiliar em melhorias de divulgação do seu negócio e se aprofundar sobre a importância da consultoria de vendas para empresas.