Usada em motores elétricos de corrente contínua, a ponte H tem como principal função mudar o sentido de rotação desses motores, ou seja, do sentido horário para o anti-horário. Além disso, esse sistema é usado em conjunto com o arduino e motor de passo, para que atinjam máxima precisão em movimentos de rotação.
Sua funcionalidade é simples de entender e difícil de implementar. Basicamente, a corrente elétrica flui de um sentido para outro com o objetivo de rotacionar um motor em um único sentido e, ao inverter os contatos, o sentido da rotação muda.
O que é uma Ponte H?
A ponte h trata-se de um circuito eletrônico no qual sua geometria, ou seu design, assemelha-se à letra H. Essa configuração, além de demandar menor energia do que a maioria dos motores, é dividida em vários tipos, cada um atendendo uma necessidade específica.
Com sua capacidade de fazer controle de direção e velocidade de motores, ela tem se tornado indispensável na indústria. Quando é usada, essa configuração permite a passagem de uma corrente contínua em um motor, o que acaba por definir a precisão, sentido de rotação ou velocidade.
Tipos de ponte H
No que diz respeito aos tipos de ponte H, é levado em conta também a configuração do circuito elétrico. Embora todas essas sirvam para o mesmo propósito (inversão de rotação e controle de velocidade), há circuitos mais complexos em que esse sistema precisa ser funcional. As mais usadas, são:
- Ponte H simples;
- Ponte H de Darlington;
- Ponte H com lógica;
- Ponte H biestável;
- Ponte H de MOSFET de potência bipolar.
Para os que desejam utilizá-las é preciso entender muito bem seu funcionamento, para que sua implementação seja feita de maneira correta. No mercado há muitos livros didáticos em que o interessado pode programar, por exemplo, uma ponte H com lógica em seu projeto eletrônico. Além disso, essas pontes H possuem fundamental importância em projetos eletrônicos.
A importância da Ponte H em projetos eletrônicos
A usabilidade deste modelo de operação de motores tem maior importância no campo da robótica e automação industrial. Isso se dá pelo fato de que ele pode controlar atividades que necessitam de um maior dinamismo em processos de produção e pesquisas científicas.
Além disso, essas pontes permitem maior controle de braços robóticos. Em outro exemplo, em muitos processos é necessário que haja total precisão em cortes, velocidades de movimento ou alternância de sentido em torno de um eixo.
Arduino e Ponte H: Como combinar ambos?
A combinação de ponte H, arduino e motor de passo é muito comum e acontece em muitos processos industriais, como na área da robótica e automação industrial. O arduíno é um componente elétrico que pode ser usado para controlar uma ponte H.
Isso se dá por meio de modelos de algoritmos de programação que enviam o comando para a ponte H e que fazem ajustes de velocidades, de movimento e de rotação em motores de corrente contínua. Essa combinação é feita para controlar veículos autônomos ou sondas espaciais a distância, por exemplo. Há, também, uma vasta aplicação dessa combinação na indústria.
Aplicações da Ponte H em projetos reais
A ponte H é um componente indispensável no cotidiano. Com essa técnica é possível controlar rodas de veículos não tripulados, movimento de mercadorias ou peças automobilísticas, por meio de braços mecânicos. Os motores de portões e persianas são as aplicações mais comuns do dia-a-dia que utilizam a ponte.
A grande promessa da ponte H é na área da saúde. Isso se dá pois muitas vezes os profissionais da cirurgia necessitam de técnicas de operações mais avançadas, em que os movimentos precisam ser super controlados, o que permite menor variação deste.
Com isso, a utilização e implementação da ponte H em processos dentro ou fora das indústrias é necessário, incluindo para aprendizado próprio. Esse aprendizado pode ser adquirido em bons kits didáticos na Eletrogate, que podem tornar um leigo o verdadeiro gênio da programação e automação robótica ou industrial.